MEF

Quer entender melhor o Movimento Estudantil?

Movimento Estudantil

Na Universidade, além de poder desenvolver atividades de Extensão e de Pesquisa, você pode participar, durante o curso, do Movimento Estudantil (ME). O ME é um movimento social que abrange estudantes e visa implementar transformações na sociedade através da educação política e cultural. É a forma que nós estudantes temos de nos organizar com objetivo de defender nossas ideias diante da sociedade.

O ME garante ao universitário, além da formação técnica que ele recebe em sala de aula, uma formação ampliada. É uma forma de passar a entender e se envolver com os problemas da universidade e da sociedade, com a defesa dos demais estudantes e de assuntos variados. Por meio da vivência no ME, tem-se a chance de se conhecer pessoas de outros cursos e outras cidades (técnicos, professores e estudantes) e atuar junto a eles. Isto é, tornando-nos sujeitos (agentes da transformação) de nossa própria história, ao invés de esperarmos que, tão somente, a Universidade e os outros nos transformar.

Hoje, o ME organiza-se em entidades representativas (locais e nacionais, de cada curso e de todos os cursos) compostas por diretorias eleitas pelo voto dos estudantes.

O que é MEF?

Os estudantes têm papel fundamental na construção de uma nova sociedade, por toda sua rebeldia, força mobilizadora e criativa. Contudo, toda esta juventude precisa ser organizada para que, de fato, nossos anseios e inconformismos sejam direcionados à transformação.

O Movimento Estudantil de Farmácia (MEF) tem este papel. A partir dos Centros Acadêmicos, ou seja, da realidade de cada instituição, estimular os estudantes a participarem das lutas que nos são necessárias. Por isso, muitas vezes nos perguntamos: como surgiu o MEF? A resposta pode ser encontrada em todos os cantos para onde olhamos. Na quantidade de jovens que têm acesso à universidade no Brasil, nas condições precárias de sala de aula, na falta de materiais de laboratório, na fila do Restaurante Universitário (RU), na privatização dos hospitais universitários.

Em 1994 os estudantes de Farmácia de todo o Brasil envolvidos nas lutas farmacêuticas fundaram, oficialmente, a Executiva Nacional de Estudantes de Farmácia, ENEFAR, com o objetivo de articular os Diretórios Acadêmicos, além de estimular os estudantes a organizarem Diretórios nas suas Escolas caso ainda não existam. Cada região do país também possui uma executiva, para fortalecer nossa integração, são as Executivas Regionais de Estudantes de Farmácia, EREFAR`s.

Hoje, o MEF se unifica em torno de muitas bandeiras que dizem respeito à nossas áreas de atuação. Pelo direito de todos ao Ensino Superior Público Gratuito e de Qualidade, não só pelo ingresso, mas lutando pela permanência destes estudantes, ou seja, pelos direitos estudantis dentro das universidades (públicas ou privadas), bem como por democracia interna, hoje esquecida dentro das instituições. O Ensino Farmacêutico está na lista de nossas reivindicações, pela formação do profissional farmacêutico que a nossa população necessita. A luta por condições de trabalho dignas aos trabalhadores da saúde, também é uma necessidade do MEF, o que passa por melhores salários e por jornadas menos exaustivas de trabalho; a defesa e avanço do Sistema Único de Saúde por ser a forma mais justa, democrática e igualitária no cuidado à saúde da nossa população e por possibilitar ao trabalhador farmacêutico o desempenho de suas funções, longe das pressões mercadológicas farmacêuticas.

Como é a organização do MEF?

Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia (ENEFAR):

É entidade de representação dos estudantes de Farmácia do Brasil. É composta por todos os estudantes de Farmácia do país e está organizada em coordenação nacional, coordenações regionais e diretórios e centros acadêmicos.

A ENEFAR apresenta e delibera suas ações e bandeiras de luta durante os Conselhos Nacionais de Entidades Estudantis de Farmácia – CoNEEF , os Conselhos Regionais de Entidades Estudantis de Farmácia – CoREEF, os Encontros Regionais dos Estudantes de Farmácia – EREF e durante o Encontro Nacional dos Estudantes de Farmácia – ENEF.

Saiba mais no site: www.enefar.wordpress.com

Executiva Regional Sudeste dos Estudantes de Farmácia (EREFAR-Se):

É entidade de representação dos estudantes de Farmácia da região sudeste. É composta por todos os estudantes de Farmácia dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, organizando-se em coordenação regional e diretórios e centros acadêmicos.

Diretórios e Centros Acadêmicos (DA´s e CA´s):

São as entidades de representação local dos estudantes de Farmácia. É composta por todos os estudantes de Farmácia da sua respectiva faculdade e organiza-se por uma coordenação geral.

Neste site, há todas as informações sobre o Diretório Acadêmico João Ladeira de Sena, o DAFAFAR UFMG.

Gestão DAFafar 2013 – Outras Frequências.

XXXV ENEF 2012

Um comentário em “MEF

Deixe um comentário